O ADMINISTRADOR

Montes Claros, Minas Gerais, Brazil
é Pesquisador e Consultor de Gestão Financeira, graduado em Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná, já tendo participado de vários Cursos e Estudos em Gestão.

O BLOG

AdministreSeuDinheiro.blogspot.com
é um blog de soluções em gestão de finanças baseado nos trabalhos do Administrador Samuel Veloso, autor de vários artigos sobre o dinheiro e pesquisador de estratégias de gestão financeira.

Nesta página você encontra publicações sobre o planejamento e controle de finanças, tendências de mercado, economia, empreendedorismo, plano de negócios e soluções focadas na construção de uma sólida independência financeira.


SUAS AÇÕES

SUAS AÇÕES
Contate com nossos consultores.

SUA EMPRESA

Já conquistou o sonho de ter sua Própria Empresa

Aqui está sua solução.

Solicite a visita de um de nossos consultores para criação de Plano de Negócios, Projeção e Controle Financeiro, Criação de logotipos/logomarcas e
outras ferramentas para profissionalizar a gestão da sua empresa.


PARCEIRO

Borges°Cartoon - O Blog do Caricaturista Borges°

Comemore Suas Conquistas Sem Culpa! ... (e elabore planos para 2009)



"...os somente motivados, comemoram mais vitórias alheias
– o novo carro de fulano, a vitória do seu candidato,
do seu time de futebol - e se alienam das próprias
realizações."


"Enfim, Férias!" "Chegou o dia da minha viajem dos sonhos!" "Fazer festas!" "Ganhar presentes!" "Reunir a família!" Estas são algumas expressões de alegrias de muitos quando chegam aos meses de dezembro e janeiro. Tudo fica mais bonito nesta época, as pessoas demonstram mais felicidade – compram carro novo, roupas novas, passam no vestibular, matriculam-se num MBA, são diplomados - é hora de comemorar por mais um ano de lutas e conquistas. Quem assim faz sente o prazer da missão cumprida, a recompensa do esforço e
se motiva para o novo ano que brevemente se iniciará. O ato de comemorar exerce grande influência em nosso sucesso. O ser humano sente a necessidade de ser reconhecido pelo que conquistou, mesmo que o único que reconhece suas obras seja você mesmo. Após uma vitória é extremamente importante presentear-se. Esta é uma demanda inerente a qualquer pessoa. Entretanto, será que todas as pessoas que você conhece agem desta maneira? Você age assim? Talvez tenha agregado a sua vida hábitos semelhantes, mas acredito que convive ou conhece pessoas que entram e saem anos da mesma maneira. Parece que a vida não decola, carece de prosperidade. Eu, particularmente, conheço muitas pessoas assim, e procurei classifica-las dividindo-as em dois grupos - um grupo composto por aqueles mestres em comemorar e outro que não dá importância a esta essencial arte da vida. Enquanto um grupo é altamente motivado, comemora tudo o que ver, outro grupo está agarrado em princípios medíocres. Geralmente, estes procuram alguém para culpar, imputando seus erros à companheira, à sogra, à cunhada, à sorte até ao cachorro. Já no caso dos motivados, ou seja, os somente motivados, comemoram mais vitórias alheias – o novo carro de fulano, a vitória do seu candidato, do seu time de futebol e se alienam das próprias realizações. Consequentemente, os acertos são poucos. Desta forma, vivem dependendo de favores e bajules, enquanto que a plena prosperidade vai só se distanciando deles. Ser responsável pelo próprio destino é uma tarefa árdua para muitos, apesar de satisfatório e motivador. Não obstante, você sabe por que alguns não conseguem ser vitoriosos na vida? Após várias analises constatei que somente motivação não é o bastante para se atingir o sucesso. É necessária a prática de uma importante ferramenta de gestão: O ato de planejar. Fundamental para as organizações, essencial para a vida. Ah! Quer ter uma vida equilibrada e próspera? Pratique o planejamento – trace metas de curto médio e longo prazo – e seja persistente e focado em seus objetivos. No mundo corporativo o planejamento é o primeiro pilar de sustentação das organizações, consoante aos princípios da ciência da administração empresarial. Tal ferramenta também exerce grande influência na vida das pessoas. Portanto, comemore o que conquistou em 2008, presenteie-se, faça uma festa com a família, e crie o ‘Plano de Vida 2009’. Lembre-se: motivação é essencial para o ser humano, mas motivação sem Plano de Ação não conduz ninguem a grandes realizações. Êpa! Quase ia esquecendo! Inclua neste Planejamento de 2009 algumas estratégias para a gestão de suas finanças. Em extensa parte de seus planos o dinheiro sempre vai estar presente – e neste caso será peça primordial para seu sucesso.
.


Samuel Veloso,
administrador

Você Compra Para Usar ou Para Ter?

"Estatísticas do orçamento doméstico
mostram que cafeteiras, sanduicheiras e torradeiras de pães são as campeãs nas aquisições de comprar para ter e não para usar."
Venho observando a algum tempo nas pessoas que convivo e nas que dialogo em viagens a trabalho – e não têm sido poucas nos três últimos anos – os hábitos de consumos de cada indivíduo. Logo nos primeiros minutos que faço contato com alguém tento diagnosticar e criar uma breve solução da vida financeira do meu interlocutor. Não que acredito que as finanças sejam a coisa mais importante neste mundo, mas sim porque, como Pesquisador de Estratégias de Planejamento Financeiro Pessoal, tenho um imenso prazer em identificar o que leva determinada pessoa a ter sucesso e outra a ter fracasso, em matéria de finanças. A partir daí busco desenvolver mecanismos para melhora da qualidade de vida de outras pessoas, reunindo todas as informações coletadas, cruzando-as com conhecimentos já adquiridos, pesquisando e trabalhando na busca de soluções prósperas e de fácil aplicação para o sucesso financeiro pessoal.
Neste processo de estudo diário das finanças tenho observado um fator comum na vida de muitos: o hábito de comprar para ter e não para usar. Esta prática tão fomentada pelos meios de comunicação, que lançam diariamente estratégias de marketing fantásticas para venda de produtos, tem levado várias pessoas a construírem ‘mundos’ de dívidas. Em tempos de crise nos mercados financeiros é fundamental a constante e profunda análise de nossas reais necessidades. Imagine que você ganhe um bom salário, que atenda todas suas necessidades básicas, mas que quase sempre não consegue manter seu orçamento positivo, ou seus sonhos demoram realizar-se. Talvez esta hipótese não se aplique a sua realidade, não obstante analise o seguinte e responda: Está faltando dinheiro em sua conta bancária? Se você respondeu ‘sim’ observe todos os recursos que dispõe. Certamente encontrará alimentos estocados há semanas ou meses na dispensa, vestes novas inutilizadas no guarda-roupa, algum eletrodoméstico subtilizado etc, e a sua conta bancária com saldo negativo. Estatísticas do orçamento doméstico mostram que cafeteiras, sanduicheiras e torradeiras de pães são as campeãs nas aquisições de comprar para ter e não para usar. Porém, se respondeu ‘não’, ou seja, em sua conta bancária não está faltando dinheiro, seria uma ótima idéia você fazer um inventário do que tem e identificar o que agrega pouco ou nenhum valor a sua vida. Desta forma, os possíveis gargalos do seu dinheiro serão evidenciados e você poderá reestruturar seu plano de finanças para um maior superávit do seu fluxo de caixa. Ah! Você não possui um plano de finanças? - Elabore um agora mesmo e faça do ano de 2009 um ano de realizações em sua vida. Assim, na próxima vez que pensar em comprar algo pergunte a si mesmo – Estou comprando para ter ou para usar? - Será que realmente necessito de tal produto? – Esta compra não irá afetar o plano da minha tão sonhada viajem ou troca de carro no ano que vem? Agindo assim será bem mais difícil desviar dos seus mais nobres objetivos de vida. Ao pensar racionalmente e não deixar que a emoção lhe induza a aquisição por impulso, fica muito mais fácil realizar os sonhos. Descartes dizia: “Penso, logo existo”. Atualmente algumas pessoas dizem: “compro, logo existo”. Quem assim faz vive adiando os sonhos. Portanto, não seja uma dessas pessoas. Planeje seu dinheiro, administre-o, faça aquisições que lhe proporcione uma plena felicidade, seja parceiro de suas finanças e compre para usar. A gestão do dinheiro será essencial para sua prosperidade no caminho dos sonhos.

Samuel Veloso,
administrador

Tempo, Finanças e Prosperidade

"administrar as finanças pessoais
é um passo essencial para um indivíduo ser
plenamente próspero..."

Diante dos inúmeros afazeres das pessoas nos dias atuais, muitos nem conseguem imaginar a função da palavra ‘Planejamento’ em suas vidas. Mal têm tempo de acordar cedo, iniciar uma tarefa, terminá-la, iniciar muitas outras e terminá-las também, quando conseguem. No corre-corre da vida poucos param para planejar suas tarefas; determinar o que é Urgente, Importante e Trivial para posteriormente concentrar suas energias naquilo que realmente venha trazer resultados satisfatórios. Nesta tão essencial classificação das atividades dentro do tempo, muitos se alienam ou colocam o Planejamento Financeiro na classificação Trivial, ou seja, naquilo que pode ou não ser feito, que não traz resultados efetivos. Entretanto, administrar as finanças pessoais é um passo essencial para um indivíduo ser plenamente próspero. Talvez uma pessoa consiga alcançar prosperidade em várias outras áreas de sua vida - na família, na igreja, na empresa, nos estudos – mas por falta de administração financeira não consegue se manter bem emocionalmente e sustentar a prosperidade conquistada. Shakespeare dizia que “Quem não tem dinheiro, capacidade e paz não possui três bons amigos”. Assim, se vermos o dinheiro como um amigo, um aliado para a realização de nossos sonhos nas mais diversas áreas da vida, será muito mais fácil sermos prósperos e bem sucedidos. Diz-se que dinheiro não traz felicidade. Acredito que está se falando do dinheiro dos outros. Este sim, quando é tomado com carência de um intenso planejamento, traz angustias, tristezas, noites mal dormidas, dissensão familiar, perda do emprego e várias outras coisas ruins. Portanto, no planejamento do Tempo – ao invés de classificar as Finanças Pessoais como uma atividade Trivial – não é uma má idéia classificá-la como Importante – aquela que resulta em coisas positivas – que oferece bons resultados em longo prazo, que nos traz felicidade, conforto e uma vida próspera com muito sucesso. Dedique uma faceta do seu tempo semanal na Administração Financeira e verás resultados excelentes. Não se esqueça dos amigos ditos por Shakespeare. Além daqueles, considero a Eficiente Gestão das Finanças Pessoais e Prosperidade também como dois bons amigos. Conheça o primeiro que o segundo ser-lhe-á apresentado brevemente.
-
Samuel Veloso,
administrador