"...é hora de colocar os pés no chão e criar um Plano de Ação para Liquidação das Dividas. A melhor alternativa nesta situação é tentar negocia-las em parcelas
com o menor juro possível."
Deixar o período festivo, os reencontros familiares, as férias e o recesso de fim de ano não é um programa muito bom, ainda mais quando se lembra daquela mesma historia de início de ano: liquidar os compromissos assumidos para a promoção do lazer – roupas, festas, agências de turismo. Como se tudo isso fosse pouco para abater nossa alegria, chegam os compromissos com IPVA, IPTU, seguros, matrículas etc. Encarar esta realidade é difícil, mas com planejamento e disciplina é fácil vencê-la todos os anos. A principal estratégia que aconselho é preparar-se para o período.
Quando não se projeta as finanças pessoais no tempo estamos assumindo o risco de trazer para nossa vida inúmeros outros problemas. Há quem discorde, mas sempre acreditei que para a realização de extensa parte de nossos sonhos e objetivos, as finanças exerce grande influência. Partindo deste princípio, tocar os planos do novo ano com as finanças desequilibradas pode ser um começo comprometedor para o futuro. Se você se preparou, criando uma reserva para a liquidação das despesas, creio que está tranqüilo. As chances de sucesso no que planejou para 2009 serão muito maiores. Não obstante, caso preocupou-se apenas em viver o momento presente a todo custo, e agora está em dificuldades financeiras, é hora de colocar os pés no chão e criar um Plano de Ação para Liquidação das Dividas. A melhor alternativa nesta situação é tentar negocia-las em parcelas com o menor juro possível. Tributos como o IPVA e IPTU oferecem esta alternativa com facilidade. Porém, caso tivesse poupado para este período, além da rentabilidade do investimento, teria desconto no pagamento à vista em tais tributos e outras dívidas. Quem poupa e cria reservas sempre sai ganhando – e usufrui muito mais poucos meses depois. Portanto, planeje este ano de 2009 com cuidado. Estamos em plena crise nos mercados financeiros e não podemos afirmar o que está por vir. Especialistas de mercado preveem que a crise deve perdurar até o fim do ano, quando as bolsas irão subir e o crédito aumentar. Aquele que tiver sangue frio para investir, capacidade de análise e planejamento irá abraçar excelentes oportunidades ao término da crise. Ah! Quer uma estratégia para ter sucesso nas finanças em 2009? Prepare-se bem durante todo ano e transforme o ano de 2010 no ano 10 da sua vida. A boa oportunidade mesmo vai estar lá.
-
Samuel Veloso,
administrador
4 COMENTÁRIO (S) - DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:
Samuel, legal o teu blog. Boas dicas de economia.
Bacana, também, o visual do blog. Gostei muito.
Há braços!!
Ao Ilustrador Borges°, Parabens!
Você mostrou mais uma vez o seu peculiar talento de artista ao criar o personagem da postagem- 'Como Pagar As Contas Sem Apertar o Orçamento'.
Foi muito criativo em colocar um redemunho atras do personagem.
Acredito que representa a grande turbulencia (impostos, crise, planos, compras, debitos) que acumula nesta época do ano.
Obrigado Borgesº
Olá Veloso... sabe o que me desespera? é que minhas despesas não são as minhas, um ex: cuido da casa de minha mãe, como meus irmãos por inúmeros motivos não compreendem que a casa é nossa herança, cumpro com alguns deveres, um deles é o IPTU, mas acredite, mando em dinheiro e ela(mãe) simplesmente não pagou pou 4 anos(usou o dinheiro), isso pra exemplificar como é difícil as vezes confiar até na própria mãe, este ano porém nem sei como vou fazer, é possível eu daqui de Bhz pagar o Imposto de Vitória ES? luz no fim do túnel por favor... obrigada desde já, Kká.
Olá Kaka!
Sugiro que entre em contato com o setor de tributação da prefeitura de vitoria/ES e solicite que envie a você o boleto de pagamento via correio ou e-mail. Aí é só pagar em sua agencia bancaria de BH.
Atenciosamente,
Samuel Veloso
Postar um comentário